Espaço Ágappe
Casamento

Quanto de comida e bebida na festa

Se quiserem que seja servido champanhe, prosecco ou espumante no buffet, podem descartar vinho branco.

Em festa com diferentes tipos de bebida, deve se servir cerveja (tendo de duas a quatro long necks, para cada pessoa, como base), prosecco ou champanhe (em média, uma garrafa para cada dois convidados), vinho tinto (uma garrafa para cada quatro pessoas), whisky (uma garrafa para cada dez pessoas), vodka (de oito a doze garrafas para duzentas pessoas) e refrigerante (900 ml por pessoa).

Coquetéis não devem pesar muito, só abrir o apetite para o que vem. De 15 a 20 canapés ou finger foods por pessoa, seguidos de batida.

Prato principal: no jantar ou almoço calcule cerca de 500 gramas de comida por pessoa. Mini porções: pode ter massas simples com molho ou recheadas e risotos. Calcule cerca de quatro mini porções por convidado. No caso de mini porções sobremesas ou doces, calcule uma por pessoa.

Em relação ao bolo, geralmente, apenas um terço dos convidados o experimenta. Calcule cerca de 60 gramas por convidado.

Já os famosos ‘doces bem-casados’ funcionam como uma lembrança da data especial. Eles costumam ser degustados no café da manhã do dia seguinte. Calcule três bem-casados para cada.

No espaço para eventos como esse, as mesas de café podem ser enfeitadas com pães de mel e mini cupcakes. Essas mesas são acessadas na saída da festa. Em geral, as pessoas já estão satisfeitas e não costumam degustar os doces na hora. Deve-se ter de três a cinco unidades por convidado.